12 maio 2007

Carolina, Futebol & Grêmio

Hoje resolvi contar minha relação com o futebol, ou minha não-relação, ou relação-recente. Futebol, no meu caso, não vem de berço. Passei muitos anos da minha vida prestando atenção só em Copa do Mundo, o que tornou minha vida futebolística bastante difícil, porque não sei praticamente nenhum conceito, jogada, nomenclatura.
Quando eu tinha uns 10 anos, não lembro porque razão, tive que dizer de qual time eu era. Alguém deve ter me perguntado a clássica pergunta em português duvidoso "qual time é o teu?" e eu não sabia responder. Nessa época eu gostava (rá, isso é muito quinta série!) de um guri colorado. Tenho que dizer que foi o único colorado decente que eu encontrei desde então, e já se passaram quase 15 anos. Então eu decidi que seria colorada também. Acho bom que meus poucos leitores me achem corajosa a partir dessa declaração. Graças a Deus eu caí em mim e percebi que escolher um time pra ser teu não é assim tão fácil, principalmente quando não se ganhou uma camiseta desse time quando se tinha um dia de vida. Então eu resolvi investigar na família, pra achar alguma coisa que pudesse guiar meu caminho nessa busca. O pai não servia, porque não é gaúcho nem é de Porto Alegre, e dizia que torcia pro Caçador Futebol Clube que nem sei se existe. Mas a mãe me respondeu que era gremista e seus primos também eram. Pronto! Estava feita a escolha. Eu seria gremista. Eu sou Gremista.
Não posso dizer que prestei muita atenção em futebol depois dessa decisão. Nunca soube em qual posição meu time estava nem que dia tinha jogo. Acho que só fiquei sabendo que ele estava na segunda divisão quando foi pra sair dela (e eu chamava de classe A e classe B, pra se ter uma idéia da minha ilustração). Mas de uns tempos pra cá isso tem mudado, e eu sei que dias tem jogo e jogo do que é. Isso pra medir o nível de importância, porque eu não assisto jogo que não é muito decisivo. E eu seco o Inter. Então eu sei que o Grêmio é Campeão Gaúcho. E sei que ganhou do São Paulo.
Mas continuo com sérios problemas de nomenclatura. No jogo contra o Juventude teve um gol lindo de bicicleta (não sei dizer de quem, porque não sei o nome dos jogadores), e eu não lembrava o nome disso, mas entrei na cozinha dizendo:
- Saiu um gol lindo do Grêmio, de carrocinha!

Podem rir, mas eu sou uma vencedora. Consegui escolher um time pra ser o meu, e acompanho os jogos sempre que posso. Inclusive porque isso rende assunto com amigos e com meu avô.

c.

Marcadores:

4 Comments:

At 10:05 PM, Anonymous Anônimo said...

Gol de carrocinha é ótimo!!!!!!

 
At 10:19 PM, Anonymous Anônimo said...

aproveita e pede pro teu avô te ensinar algumas coisas...
olha, quem ñ tem bicicleta vai de carroça, oras!!! compreensível!

 
At 3:46 PM, Blogger Unknown said...

Carrocinha???Nunca ri tanto em minha vida...muito bom!!
Parabéns pelo Blog!

 
At 3:48 PM, Blogger Unknown said...

Mas não concordo com tua escolha!
Me parece um tanto quanto, INFELIZ!!
=)

 

Postar um comentário

<< Home