03 setembro 2007

"Assim tá mais melhor"

Na rua onde estaciono duas vezes por semana para ir na ioga tem um guardador "fixo" agora. Um rapaz alto, magro, sempre meio entorpecido com alguma coisa que não sei o que é. Ele sempre pede um "dinheirinho", moedas, e diz que o carro está "bem cuidado". Eu dou umas moedinhas e finjo que acredito. Eu sei que dar esmola é perpetuar a condição já existente desse rapaz, e que eu dou as condições pra ele se manter na rua. Mas diante do olhar suplicante oriundo da fome, e diante também da possível ameaça, como fazer diferente?
O caso é que outro dia ele resolveu fazer jus ao pouco que lhe pago (não que meu carro tenha sido quase roubado ou algo assim dramático). Não. Na vaguinha que tinha sobrando na rua tinha uma árvore meio torta que impede a manobra, ou seja, o carro não fica totalmente perto do meio fio, a não ser que amasse um pouquinho a lataria. Então ele me disse que era melhor colocar naquela vaga do outro lado da rua e me disse que cabia, quando eu fiz um olhar descrente. Fiz a volta, estacionei perfeitamente, e então ele disse: "viu, assim tá muito mais melhor".

c.

Marcadores: