28 janeiro 2007

sobre patos

Eu acho lindo quem gosta de patos. Marrecos, galinhas. Apóio a criação de todos esses animais e de muitos outros. Mas eu apóio a criação de tudo isso em sítios, fazendas, chácaras, lugares isolados do espaço urbano em geral.
Do lado da minha casa não!!

E assim é. Meu vizinho, desde que eu me mudei pra cá, nos idos de 1996, cria galinhas e galos. Eu me acostumei com os ruídos característicos e nem escuto mais. Às vezes, ao telefone, as pessoas escutam e comentam "mas tem um galo aí!", e eu nem estava me dando conta.
Agora em setembro veio uma novidade: patos. De repente começo a ouvir uns "quá quás" estranhos. Aquilo não podia vir nem da galinha nem do galo. Concluí que só podia ser um pato. E o "quá quá" até era agradável. Baixinho. Modesto. Entretando o bichinho deve ter crescido (porque eu nunca o vi, apenas deduzo sua existência e crescimento), e o barulho ficou realmente mais alto. Muito alto. Muito desagradavelmente alto. Domingo de manhã, 6 da manhã, e os "qua quás" me acordando...

Eu acho lindo quem gosta de patos. Acho mesmo.
Apóio todos os criadores de patos da zona rural de qualquer lugar. Rural, eu disse.

c.